terça-feira, 19 de outubro de 2010

Proposta de desenvolvimento da leitura critica

 


PROPOSTA DE DESENVOLVIMENTO
 DA LEITURA CRÍTICA
 ÍNDICE  
  1. Introdução
  2. Justificativa
  3. Objetivos
  4. Metodologia
  5. Avaliação
Introdução
No atual contexto histórico e tecnológico, somos a todo o momento levados a enfrentar novos desafios, que exigem uma nova visão crítica e abrangente dos recursos que nos cercam, imprimindo uma nova ordem ao tempo e ao espaço em que vivemos.
Vemos que a educação escolar está a procura de caminhos que venham aperfeiçoar a formação do cidadão, pois a mesma não está desempenhando o seu real papel, que entre outros pontos envolve a formação crítica do homem.
A introdução da Informática Educativa traz novas perspectivas para o desenvolvimento do ensino e aproximação de todo contexto social, não ficando a escola distante do desenvolvimento tecnológico.
A nossa proposta visa com a introdução do computador na escola, a preparação dos professores para o uso do mesmo como ferramenta que venha auxiliar pedagogicamente o desenvolvimento da leitura para a formação de leitores críticos.


Justificativa
Estando a escola inserida num contexto onde o imperativo social é a tecnologia, é importante analisarmos a relação entre escola e tecnologia, objetivando a construção de uma sociedade em que todos possam estabelecer diálogos em igualdade de condições e capacidade para tomar decisões que levem mudanças futuras da sociedade. Para isso, é necessário a formação de leitores críticos.
"A educação não é apenas o ato diante o qual um homem informa o outro alguma coisa. Ela é, sobretudo, um sistema de rocas mediante o qual através da compreensão, se atinge o consenso." (Íris Barbosa Goulart).
Visando essa troca de experiência, no 1º momento trabalharemos com os professores passando informações sobre a Informática Educativa, para que estes, a partir de suas experiências e conhecimentos de linhas psico-pedagógicas, confrontem as idéias e cheguem a um consenso da importância do uso do computador na sociedade atual, para desenvolver, principalmente a leitura crítica, desta proposta.
Procuraremos fazer freqüentes avaliações, estudo e reflexões do uso da Informática Educativa, direcionando a atualização dos professores, bem como, disseminando práticas de colaboração e cooperação no estudo, para conseguir socializar o saber. Nesta oportunidade, os professores buscarão apropriar-se das teorias sobre a informática, sua historicidade, seu uso na sociedade atual e suas possibilidades de aproveitamento no processo ensino-aprendizagem. Caberá a eles socializar esse saber em benefício da maior autonomia intelectual das novas gerações.
A partir do envolvimento do corpo docente, no segundo momento serão trabalhados os alunos para desenvolvimento da leitura crítica, através da utilização do computador. Ferramenta essa que vem facilitar o desenvolvimento do raciocínio lógico e a construção de novas formas de leitura.
A despeito dos esforços coletivos, com parceiros comprometidos em contribuir para formação de uma sociedade leitores críticos, a escola tem se defrontado com práticas que interferem nesse desenvolvimento. Para que esse trabalho possa efetivamente enraizar-se e desdobrar-se em ações continuadas, faz-se necessário operar e circular de forma extensiva e em parceria com outra áreas de ensino.


Objetivos
Refletir sobre a relação sócio – educacional enquanto ferramenta pedagógica;
Capacitar recursos humanos para atuarem como agentes promotores da Informática Educativa;
Propicia o desenvolvimento da leitura crítica, através da utilização do computado 
Metodologia
A estrutura dessa proposta, que visa a implantação de um laboratório de informática educativa e a preparação do corpo docente para acompanhamento dos alunos no processo ensino-aprendizagem e em especial no projeto de leitura, coloca-se aberto a instituições e pessoas que comunguem com as mesmas preocupações quanto a importância social da Informática Educativa para uma cidadania consciente.
Seu funcionamento se dá através de reuniões quinzenais sistemáticas com representantes de todos os segmentos que o integram, quando são socializadas as informações de interesse comum, as trocas de experiências, programadas as atividades tais como: círculo de leitura e de estudos, avaliação processual e tomada de decisão. A coordenação dessas atividades fica a cargo dos professores da área de humanas e exatas.
Para a implantação do laboratório na escola far-se-á inicialmente, contatos com o colegiado para sensibilizar a comunidade escolar de modo a favorecer a sua inserção ,bem como identificar espaços disponíveis onde o laboratório possa ser implantado.
Através desse projeto pretende-se ainda, com o uso da informática criar um programa voltado especificamente a leitura, fazendo com que o desenvolvimento do raciocínio lógico venha a contribuir para a leitura crítica e de construção. Do mesmo modo outros recursos serão utilizados para a disseminação da experiência, a saber: mídia, cartazes, publicações, etc.
Em resumo, o caminho metodológico prevê os seguintes procedimentos:
  • Apresentação e discussão do projeto com a comunidade escolar;
  • Realização de reuniões preparatórias / seminários para sensibilização e reflexão sobre o uso da Informática Educativa e sua contribuição ao processo ensino-aprendizagem;
  • Levantamento do local para a implantação do laboratório;
  • Planejamento do programa de leitura com o uso da informática;
  • Reuniões periódicas para a avaliação, acompanhamento e execução das atividades propostas;
  • Trabalhos com hipertextos na rede Internet e a posteriori o uso desse subsídio para um trabalho de leitura que poderá se dar individualmente ou com realização de seminários e círculos de leitura e estudo.
  • Produção e divulgação de documentos para compor o acervo / memória do projeto.

Avaliação
A avaliação da proposta privilegia a participação dos professores e de representantes do colegiado, em reuniões mensais, tendo um caráter diagnóstico e prospectivo para a revisão constante dos procedimentos adotados no programa de leitura.
Prevê registros sistemáticos dos eventos para subsidiar o processo avaliativo na reflexão sobre os caminhos que mais contribuem para o sucesso da proposta.
Ao final de cada etapa de sua execução será elaborado um relatório / documento da experiência, a ser encaminhado a todos os representantes dos diferentes seguimentos que o compõe e demais colaboradores que direta ou indiretamente contribuíram para a sua viabilização.


Este testo foi sedido por uma amiga.

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